segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lutando com Deus

Não te chamarás mais Jacó, 
mas Israel, pois lutaste com Deus e com os homens e venceste." Gênesis 32:28

                                                                                                        
Às vezes precisamos de mais do que apenas orações para mudar nossas vidas. Mais do que jejuns. Mais do que correntes de oração. Mais do que lutar contra os nossos problemas. Temos de lutar com o próprio Deus.

Jacó sabia o que aquilo significava. E aqui está o porquê.Israel - um nome que significa "aquele que luta com Deus" - tornou-se a nova identidade de Jacó e, eventualmente, o nome da nação inteira de Deus. Jacó tornou-se um novo homem.


Talvez você tenha lutado com todas as coisas erradas em sua vida - seu marido ou esposa, filhos, finanças, saúde, depressão, um passado doloroso, etc .Você tem lutado com as coisas erradas. É hora de lutar com Deus! Só Ele pode mudar o seu nome e sua vida.


Você quer mudar a sua vida, mas será que você quer tanto isso a ponto de estar preparado até mesmo para lutar com Deus pelo que quer?
Imagine que lhe colocassem o nome de "Trapaceiro" no nascimento. "Você viu o meu menino? Seu nome é Trapaceiro." "Trapaceiro, pare de brincar com a comida!" "Ei Trapaceiro, você pode me alcançar o martelo?"

Isso é o que Jacó teve que viver, porque seu nome significava "alguém que toma de outro de forma ilegal." E a profecia de seus pais, escondida naquele nome, se tornou realidade - Jacó se tornou um homem muito astuto. Através da astúcia, ele "comprou" o direito de primogenitura de seu irmão e enganou seu pai Isaque para abençoá-lo como se ele fosse Esaú, o primogênito. Não é de se admirar que o seu irmão jurou matá-lo.
Jacó fugiu de casa e foi morar com seu tio Labão, onde permaneceu por cerca de 20 anos. Lá ele se casou, teve muitos filhos, e prosperou além de seus sonhos. Em um determinado momento, Jacó era mais rico que seu patrão e tio Labão. Então ele decidiu que era hora de voltar para casa. Mas será que seu irmão ainda estaria atrás dele? E seu pai, ainda estaria furioso?




No caminho de regresso a casa, viajando pelo deserto com sua, agora, grande caravana de familiares e servos, Jacó fez um balanço de sua vida. Quando ele olhou para o seu povo, seus bens e animais, ele lembrou que, apenas 20 anos antes, ele tinha feito essa viagem sozinho e de mãos vazias. Mas Deus tinha sido fiel a seu voto em Betel, quando Jacó se tornou um dizimista. Ele tinha muito a agradecer a Deus.


E então, por que ele não estava feliz? O que estava faltando na sua vida? Por que ele se sentia tão vazio e incompleto?

Jacó procurou estar a sós com Deus. Certa noite, ao chegaram a um riacho, Jacó atravessou as suas esposas, seus servos, e todos os seus bens, mas depois ficou para trás sozinho. Lá, um anjo de Deus, em forma de homem, veio até ele, e Jacó viu a oportunidade de mudar sua vida. Ele lutou e lutou com o Anjo do Senhor, a noite inteira, e disse-lhe: "Não te deixarei ir, se não me abençoares."




Jacó estava falando sério. Ele estava determinado a não deixar o Anjo ir. Ele queria ser abençoado. Mas que bênção estaria ele buscando? Ele já era rico, tinha esposa e filhos, e era um homem saudável - o que mais poderia ele estar pedindo?



Jacó sabia que as coisas materiais que ele tinha, até a sua amada esposa e filhos, não significava nada para ele a não ser que o seu homem interior fosse mudado. Essa era a bênção que ele havia desejado durante toda a sua vida. Ele estava cansado de ser Jacó, o trapaceiro e enganador. Ele queria ser um novo homem, para se livrar dos fantasmas do passado, as lembranças do que ele tinha conseguido através da astúcia, incluindo a bênção do primogênito - Ele queria estar em paz com Deus, com os homens, e com ele mesmo.



Deus sabia o que Jacó queria. E Ele foi direito ao ponto: "Qual é teu nome?E ele respondeu: Jacó". E Ele disse: "Não te chamarás mais Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste." Gênesis 32:27-28


Israel - um nome que significa "aquele que luta com Deus" - tornou-se a nova identidade de Jacó e, eventualmente, o nome da nação inteira de Deus. Jacó tornou-se um novo homem.


Talvez você tenha lutado com todas as coisas erradas em sua vida - seu marido ou esposa, filhos, finanças, saúde, depressão, um passado doloroso, etc .Você tem lutado com as coisas erradas. É hora de lutar com Deus! Só Ele pode mudar o seu nome e sua vida.

Você quer mudar a sua vida, mas será que você quer tanto isso a ponto de estar preparado até mesmo para lutar com Deus pelo que quer?

0 comentários:

 

Mulher de Fé Nada Teme Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template